quarta-feira, 6 de maio de 2009

Um Pouco da História da Escola Arco-Íris

A Escola Arco-Íris completou em outubro de 2008, seus dezenove primeiros anos.
Para que ela se tornasse realidade, longo caminho foi trilhado. Tudo começou quando Claudia e Fernando Ferraz fixaram residência em São Paulo por três anos, no período de 1986 a 1989. Sua filha Camila foi matriculada numa escola que segue o sistema educacional criado por Maria Montessori. A evolução e a desenvoltura que ela apresentou, já nos primeiros dias de aula, foram logo percebidos. Aquela escola, como as demais escolas montessorianas não se mostrava preocupada em apenas ensinar a ler e a escrever, respeitava todas as etapas cronológicas de seus pequenos alunos, preparando-os para a vida como futuros adultos seguros, determinados e tranqüilos.
O progresso percebido pela filha na Escola Pacaembu, levou Fernando e Claudia Ferraz a amadurecerem a idéia de criarem em Parnaíba uma escola para crianças com a mesma proposta, com o mesmo compromisso daquela escola paulista. A princípio, realizaram um curso de qualificação no sistema educacional montessoriano na Escola Irmã Catarina – segunda escola brasileira a adotar os ensinamentos educacionais deixados pela médica italiana Maria Montessori. Em seguida, adquiriu-se o material pedagógico indispensável para viabilizar o funcionamento da futura escola, que se chamaria
Escola Arco-Íris!
Após o regresso à cidade de Parnaíba, em maio de 1989, perceberam que a proposta educacional montessoriana era praticamente desconhecida no Piauí, não havendo na cidade nenhuma professora habilitada ao trabalho proposto por Maria Montessori. Antes de ter o primeiro aluno matriculado, foi necessário trazer de São Paulo professora para ministrar um curso intensivo sobre o Sistema Montessori para as professoras selecionadas.
Nos primeiros dias de fevereiro 1990, recebeu seus primeiros alunos: Camila Ferraz, Natalie, Lyus, Kerllane, Camila Araújo, Vivianne, Kerlly, Crystine, Pedro, Guilherme, Karine, Jéssica, Allana, Manuela, Ricardo, Leonardo, Ana Clara, Leonardo, Janaica e Thaís. Mais adiante novos alunos foram chegando, como André, Bruna, Mairon, Laís, Júlia, Ana Carolina, Igor, Rafaela, Mauro, Adonai, Edgard, Kandarpa, Ana Maria, Tiago, Mayra, Jefferson, Lorena, Valdir, Karol, Raquel, Jamille e tantos outros, tão importantes quantos os primeiros, que passaram a dar vida à escola.
A equipe de professoras, quase todas no início da carreira como educadoras, era composta por Nanci, Edna, Elma, Livramento. A direção administrativa e pedagógica da escola, tinha a frente os proprietários, Claudia e Fernando.
Os pais de nossos alunos, sobretudo os da época da criação da
Escola Arco-Íris, acompanhavam de perto a seriedade do trabalho ali desempenhado. Também tinham conhecimento da limitação de receita para a realização dos objetivos propostos. Ao se verem diante do comunicado do fechamento da Escola Arco-Íris, um grupo desses pais, liderados pelos casais Antonio de Pádua e Rose May Cornélio e Reinaldo Filho e Vitória Isaura Santos, adquiriram os destinos da Escola Arco-Íris.A partir de então, a escola ampliou sua oferta de salas, indo de Educação Infantil até 8ª série do Ensino Fundamental.
O quadro de professores ampliou-se, foram feitos contatos preciosos com outras escolas montessorianas, em especial com o Centro Educacional Upaon-Açu, de São Luis-Ma; incontáveis cursos e congressos foram feitos, por diretores e professores, dentro da escola ou Brasil afora, sempre buscando conhecimentos que permitissem chegar mais próximo do que propõe Maria Montessori, conscientes dos limites que existem, mas sem desanimar diante das dificuldades.
Mais recentemente, a
Escola Arco-Íris associou-se à OMB – Organização Montessori do Brasil, passando a estar mais próxima da realidade que envolve o Sistema Montessoriano no Brasil.
É gratificante, para nós, testemunhar que, há 19 anos, Arco-Íris deixou de ser apenas uma bela e ocasional imagem no horizonte da cidade de Parnaíba para também ser sinônimo de educação.


Foto da construção da escola




Fotos da escola atualmente:



Obs: Texto retirado do site da Escola Arco-Íris: www.arcoirismontessori.com.br

2 comentários:

  1. A INHA FILHA VAI ESTUDAR AINA AGRUPADA 1,ESPERO QUE ELA SEJA MUITO FELIZ,O NOME DELA É ISABELLA...BOA SORTE EDUCADORES,QUE DEUS VOS DEEM MUITA SABEDORIA ,PARA LIDAR COMESSE ANJOS QUE ESTÃO CHEGANDO ESTE ANO...

    ResponderExcluir
  2. MEU NOME É EMERSON,MORO EM TERESINA,MAS A MINHA QUE MORA AI,VAI ESTUDAR ANO QUE VEM AI NO ARCO-ÍRIS...ESPERO QUE SEJA BASTANTE FELIZ,POIS ELA É A MINHA VIDA...ELA SE CHAMA ISABELLA,TEM OLHOS CLAROS, E UMA PERSOLIDADE FORTE,POREM BASTANTE INTELIGENTE...FELICIDADES A TODOS QUE FORMAM A ESCOLA ARCO-ÍRIS

    ResponderExcluir