quarta-feira, 6 de maio de 2009

BLOG: Um Ambiente Colaborativo na Escola

O Weblog, ou simplesmente Blog como é popularmente conhecido, é um instrumento de publicação on-line, onde se apresenta na forma de uma página web (site), podendo ser atualizado frequentemente. Suas principais diferenças dos sites é a facilidade de criá-lo, onde todos podem fazer, sem precisar de uma formação técnica ou um conhecimento de programação e manutenção. Além de não precisar de um provedor para sua hospedagem. Com isso todos os professores podem ter acesso, de uma maneira fácil, para divulgar (postar) as atividades desenvolvidas em sala, ou sobre assuntos que acham importante informar. Os alunos, pais e a comunidade em geral podem ter acesso e fazer comentários, contribuindo para o desenvolvimento do blog.

Vamos ver alguns vídeos de feitos pelo professor Michael Fabiano, onde ensina passo a passo como fazer um blog:

1- Criando minha conta:

2- Criando meu blog:

3- Como inserir imagens no meu blog?

4- Inserindo Slid PowerPoint e outros documentos no blog:

5- Como inserir vídeo no blog:


Outros vídeos podem ser vistos na página do professor Michael Fabiano no youtube.

O blog pode ser coletivo ou individual. O primeiro, com vários autores, é uma excelente ferramenta de comunicação entre pequenas equipes de trabalhos, inclusive as escolas. O segundo, com um único autor, é um espaço on-line que pode ser um diário ou um meio de reunir notícias, links e idéias para compartilhar com quantos leitores quiser. Dento do âmbito escolar o mais recomendável seria o blog coletivo, onde todos poderiam divulgar seus trabalhos e compartilhar ideias e opiniões com os demais, fazendo do blog um ambiente colaborativo. Para Vygotsky (1987) colaborar “entre pares ajuda a desenvolver estratégias e habilidades gerais de solução de problemas pelo processo cognitivo implícito na interação e na comunicação”. Assim a aprendizagem se desenvolve no meio social, com a interação com o outro e com novas idéias e pensamentos, e o blog sendo um ambiente colaborativo construído socialmente, nos dá a possibilidade de interação do individuo com o social, formando novos conhecimentos e divulgando-o.
Com sua intenção de divulgar ideias, interagindo e colaborando com demais internautas, o blog se tornou uma aliado para a educação utilizando-a como uma ferramenta que auxilia no contexto educacional.
Dessa forma o blog é um instrumento que vai ajudar na divulgação do trabalho da escola, promovendo a possibilidade de compartilhá-los, levando a informação além dos muros da escola.

Thiêgo Rodrigo

Katyuscia Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário